Reestruturação PPP-2019

Reestruturação PPP-2019

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop (CEFAPRO), em parceria com as Assessorias Pedagógicas e com as Secretarias Municipais das cidades do polo, está realizando o I Encontro de Gestores Escolares (diretor, coordenador e secretário) para a reestruturação do PPP/2019.

O evento teve por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente os gestores escolares para que estes conduzam a reestruturação do Projeto Político Pedagógico em suas unidades escolares, uma vez que o PPP é um documento orientador e mediador de toda prática pedagógica na escola, ou seja, é o Projeto Educativo que cada unidade escolar deve ter. O documento deve ser construído de forma democrática e coletiva/participativa, na qual a comunidade escolar, considerando suas potencialidades e características, deposita nele os seus anseios e propostas de uma escola democrática, humana e de qualidade.

Os trabalhos iniciaram em Sinop nas dependências do CEFAPRO nos dias 27 e 28 de Fevereiro em que participaram os gestores de Sinop, Cláudia e Vera. Posteriormente ocorreram nos dias 12 e 13 de março em Santa Carmem a formação.

Em Lucas do Rio Verde e Colíder, este em parceria com as secretarias municipais de Itaúba e Nova Santa Helena, nos dias 14 e 15 de Março.

Ainda estão previstos os seguintes encontros:

Em Sorriso, em parceria com a rede municipal de Sorriso, Ipiranga do Norte e Feliz Natal nos dias 26 e 27 de Março.

Já em Itanhangá em parceria com a secretaria municipal de Tapurah e Assessoria Pedagógica, o evento acontecerá nos dias 02 e 03 de Abril.

Nova Ubiratã em parceria com a secretaria municipal nos dias 04 e 05 de Abril.

Com essa ações, o Cefapro por meio das parcerias com os municípios, acima mencionados, das assessorias pedagógicas, atenderão todos os gestores das escolas estaduais deste polo bem como as equipes pedagógicas das referidas secretarias municipais de educação com formação/orientação sobre a reelaboração do PPP/2019.

Essas atividades são necessárias, uma vez que no biênio 2019/20, as escolas estaduais contam com novos gestores, devido ao processo de eleição de diretores realizada no mês de novembro de 2018 e especificamente neste ano, com a implementação do Documento de Referência Curricular do MT (BNCC), formações como esta tornan-se necessárias em nossas unidades escolares.

 

Texto: Reginaldo Costa e Geovana Portela 

 

Confira a matéria da formação  realizada em Lucas do Rio Verde. (Por: Neri Malheiros)

 

 

 

 

Sobre o Autor

Junior administrator

Técnico Administrativo Educacional CEFAPRO Sinop-MT